ter., 26 de nov.

|

Belém

29ª EDIÇÃO DO CIRCULAR

COMITÊ ARTE PELA VIDA – Edição especial na Praça dos Artistas – Centur

O registro está fechado
Ver outros eventos
29ª EDIÇÃO DO CIRCULAR

Horário e local

26 de nov. de 2019 09:00

Belém, Belém, PA, Brasil

PROGRAMAÇÃO - POR BAIRRO

DOMINGO, 1o DE DEZEMBRO 2019

COMITÊ ARTE PELA VIDA – Edição especial na Praça dos Artistas – Centur

Horário: 9h30 às 22h

9h30 – Abertura do Dia Mundial de Luta contra a AIDS e abertura oficial da feira de Empreendedores LGBTI+ blitz da prevenção nos sinais da Rui Barbosa com a Gentil e Rui Barbosa com Conselheiro onde será distribuído preservativos e material alusivo ao dia.

10h – Contação de Estórias.

11h – O Curupira com o Grupo de Teatro In Bust.

12h – DJs convidados.

15h – Conversa com o Amazônia Florescer, crédito para microempreendedores.

16h – Os Palhaços Trovadores.

17h – Roda de Carimbo.

17h30 – Desfile Show com looks dos empreendedores da feira.

19h – Show de Humor com Epaminondas Gustavo.

20h – Show com a Noite Suja, Neam Galucio, Adilson Alcântara, Sonia Nascimento e Viviane Batidão.

BAIRRO DA CAMPINA

ARQUIVO PÚBLICO DO ESTADO DO PARÁ– Trav. Campos Sales, esquina com a 13 de Maio, n° 273. Horário: 9h às 14h.

Exposição de documentos históricos de vários períodos – Estarão disponibilizados documentos da Cabanagem, Cartas de sesmarias do período colonial, mapas antigos, cartas que o interventor Magalhães Barata recebia, documentos que retratam as resistências negras contra a escravidão.

ASSEMBLEIA PARAENSE – Sede Social da AP – Av. Presidente Vargas, 762, entre Carlos Gomes e General Gurjão. Horário: 10h às 16h.

Mostra do coletivo ARTEPHOTOCLUBE AP – reunindo significativo número de artistas, entre nomes novos e consagrados, esta exposição ganha no mês de dezembro um sentido especial de congraçamento em torno da Arte, assinalado pelo conjunto plural da produção artística paraense que tem demarcado nossas mostras.

A Varanda Cultural na Sede Social da AP estará aberta aos associados e ao grande público do Circular para esta confraternização em nome da arte e da cultura em nossa Belém do Pará.

ASSOCIAÇÃO FOTOATIVA – Praça das Mercês, 19. Horário: 09h às 20h.

Café no Jardim – Horário: a partir das 9h

Para comer e saborear o tempo com quitutes de colaboradores da Fotoativa.

Bar Fotoativa – Horário: a partir das 9h

Água, Refrigerante, Tijuca e Longneck puro malte durante o dia todo.

Lojinha Fotoativa – Horário: a partir das 9h

Produtos Fotoativa + Livros e revistas de Arte, Educação e Patrimônio, para ler, comprar e compartilhar.

Pássaro Japiim – Horário: 10:30h

A disputa de posse por um rio, um amor proibido, um presente inusitado e orgulho ferido, são apenas alguns sentimentos que fazem parte da trama de UM RIO ENTRE DOIS AMORES e que irão comprometer a vida de uma comunidade quando o pássaro encantado o Japiim  é colocado em risco  desencadeando um verdadeiro desastre na natureza…fada, feiticeira, Xamã, a matutagem  e outros personagens do nosso imaginário amazônico, estarão  envolvidos nessa trama.

Marca D`água: feira de impressos e publicações independentes – Horário: das 9h às 20h

Impressos nas mais diferentes linguagens, trabalhos autorais, individuais e/ou coletivos, selos e editoras independentes, criando um espaço de troca entre os artistas e moradores da cidade de Belém

Almoço dos Pássaros – Horário: a partir das 12h

O Japiim é um grupo de pássaro que iniciou suas atividades no ano de 2017, com o intuito de preservar e valorizar a nossa cultura. Os ensaios em praças e logradouro da cidade é uma forma de fomentar plateia e despertar as comunidades para apropriação de seu teatro popular que tem histórico de resistência. A forma de custear as apresentações que são gratuitas os organizadores do Pássaro Japiim vende alimentos nos locais onde se apresentam.

Exposição – Corpos Hipersensíveis – Horário: das 9h às 20h, com performances entre às 14h as 16h

Corpos Hipersensíveis é uma exposição fotoperformativa coletiva criada pela turma do 8º período da Licenciatura em Teatro da UFPA, a partir da compreensão dos elementos básicos da linguagem visual.

Roda de Conversa  “Marca D’Água em processos de criação” – Horário: 16h

Artistas apresentam processos de pesquisa na plataformas das publicações e impressos produzidos de forma independente, com mediação de outros artistas e pesquisadores.

Quitutes da Dona Dina – Horário: a partir das 16h

O sabor regional começa a tomar conta da atmosfera, com a tradicional maniçoba e vatapá da Dona Diná, que te esperam para saborear um almoço sempre com novidades.

Pôr do Som – Horário: 18h

Fim de tarde curtindo o grupo Na Cuíra pra Dançar – Armando Mendonça: voz, violino; Daniel Serrão: Voz, baixo; Danilo Rosa: voz, guitarra; Hamilton Rocha: bateria; Kleyton Silva: Voz e guitarra

CENTRO CULTURAL DA JUSTIÇA ELEITORAL – Rua João Diogo, 254, ao lado do Tribunal Regional Eleitoral do Pará. Horário: 10h às 17h.

10h às 17h – Exposição “Nós de Aruanda” – coletivo – Galeria do CCJE

10h30 às 14h  – CineBamburusema – Mametu Muagile Rainha de Angola; independente, 2019, direção de Mametu Muagile, Produção: Elis Tarcila.

Roda de Conversa com Mametu Muagile-Mãe Beth.

Apresentação da artista Lo Ojuara, Performance A(MOR)DAÇA.

Feira Afro (artesanato, roupas, bijuterias e outros).

15h às 16h30 – Show de encerramento da exposição Nós de Aruanda 2019, com:

Bábá Omioryan-Emanuell Souza

João da Hora

Jeff Moraes

Músicos: Rodrigo Ethnos; Waldir Mukalambê; Vitor Kalepensi.

CENTRO DE CULTURA E TURISMO SESC VER-O-PESO – Av. Boulevard Castilhos França, 522/523. Horário: 9h às 13h.

Fotografia: Exposição  permanente  “Máquinas para filosofar”

Acervo composto por 89  de câmeras fotográficas, ampliadores e projetores de cinema artesanais,  confeccionados nos séculos  XIX e XX , consideradas  por  pesquisadores uma das mais representativas  coleções desta natureza na América Latina.  Em exposição permanente  no 3 º piso  do Sesc Ver-o-Peso.

Desdobramentos |  A descida do Niger com  Pierre Ponty, Jean Sauvy e Jean Rouch

A mostra apresenta  fotografias  da viagem realizada  pelo etnólogo e cineasta  Jean Rouch  e seus dois amigos Jean Sauvy e Pierre Ponty  pela região do rio Níger em 1946. (Realização  Grupo VISAGEM, com apoio institucional da LAANF, PPGSA/UFPA, CAV/ABA, Foundation Jean Rouch, Après Varan e Sesc).

Desdobramentos |  Terra Firme  de  Renato das  Neves (2° piso )

Fotografias  cotidianas  realizadas pelo fotógrafo Renato das Neves no bairro da Terra Firme em Belém/Pa. A temática é centrada na irregularidade fundiária e  , para Renato “busca refletir sobre  o quanto o espaço  urbano influencia no nosso espaço interior.  Será que percepção do espaço urbano é uma tradução de nós mesmos? “

Designer: 8ª Bienal de tipografia  Latino – Americana.

A mostra  apresenta por meio de  74 pranchas em tecido  de microfibra os trabalhos tipográficos  desenvolvidos por profissionais e emergentes  da América Latina.

Horário de visitação: 9h às 13h, especialmente para  compor a programação do projeto circular.

Música: Banda Soluço – som, ritmo, melodia e harmonia para crianças, através de músicas autorais e canções infantis, promovendo vivências de música e ritmos, através de noções básicas de instrumentos musicais percussivos e canto. Com Diego Xavier, Karen Tavares e Paulinho Maia, além da participação especial de Thiago Belém e Renato Torres, que irá proporcionar a pais e filhos uma vivência musical lúdica.

Local: Auditório

Horário: 11h

ESCOLA BIKE ANJO – Praça da Bandeira. Horário: 9h às 11h.

Oficina para aprender a pedalar. Para todas as idades.

Inscrições gratuitas no local até 10h.

A rede Bike Anjo completou 9 anos de história em novembro, e continua as celebrações de aniversário, dessa vez dentro da 29° edição do Circular Campina-Cidade Velha.

ESPAÇO CULTURAL VALMIR BISPO SANTOS – Trav. Padre Prudêncio, 681, próximo à Praça à OAB. Horário: 9h ÀS 17h.

ARTE GEEK NO CIRCULAR

O Controllador ] Jogos eletrônicos, sessão de games com torneios livres, partidas liberadas no valor de R$2,00

Ilustradores, Quadrinistas  e Roteiristas ] grupos de profissionais da pesada que através da arte, do empreendedorismo e da persistência procuram transformar o mundo e contribuir positivamente na vida das pessoas, criando roteiros, ilustrações, produzindo quadrinhos com conteúdos abordando temáticas diversas, que vão da consciência negra até histórias da filosofia, estarão expondo seus trabalhos:

O Mágico Se

Adriana Abreu

Brenda Failache

Ian Barreto

Coletivo Açaí Pesado

Francy Botelho

Robson Marone →HQ Mundo das Trevas

Ad Gomes

Edmilson dos Anjos → Esculturas Amazon Geek

Exposições:

ARTE do Art Studio Marilia Melo ]Artesanato, pintura, desenhos.

Arte em mosaico de Fabiane Ferreira (Artesã da Alma); Vânia Santos e Moises Andrade (Antiquário dos Azulejos)

Arte do Macramê de Vânia Santos (Antiquário dos Azulejos)

Plantas Ornamentais da Santa Flora com Bambu da Sorte e Cactos.

Literatura:

4 Obras de Dalcídio Jurandir – escritor paraense (1909 – 1979) jornalista e cronista, considerado por muitos o maior romancista da Amazônia e um dos principais autores do século XX;

Comunic-Ação Criativa  de Déa S. Melo, sobre Danças Circulares com orientação e ferramentas baseadas em suas experiências e pesquisas;

Lucas Moura Quaresma (escritor, desenhista e ilustrador) – “Um Jovem no Mundo dos Quadrinhos”.

Gastronomia:

12h às 15h – Almoço com o Toró – Gastronomia Sustentável – Hambúrguer artesanal regional, sucos naturais, cerveja e café aromatizado com cumaru, nos servindo no almoço Escondidinho de Pupunha e Queijo do Marajó com Camarão, com legumes refogados no azeite de Castanha do Pará com Ora pro Nobis e de sobremesa Pudim de Leite de Castanha do Pará e Torta Integral com Castanha do Pará e recheio de Doce de Cupuaçu e Brigadeiro de Cacau de Origem Amazônico.

ESPAÇO 310 – Rua Carlos Gomes, 310, entre Ferreira Cantão e 1º de Março.

09h – 19h

Espaço aberto: lojinha com moda autoral, brechó, artesanatos quilombolas, biojoias produzidas pelo artesão Eugênio Oliveira, objetos criativos, etc. Comidinhas, bebidinhas, obras de arte pelas paredes do “casarão”.

10 às 12h – Roda de Conversa do Coletivo Vozes. Tema: Visibilidades e apagamentos das Mulheres Negras nas pautas feministas.

12h –  Almoço especial: Feijoada de Pirarucu e Dourada recheada com camarão e jambu.

14h30 – Show Dois Na Bossa – Tributo a Elis Regina

16h – Show Ju Abe –  “Pocket Ju Abe” traz novas roupagens do disco da cantora lançado em 2018, dessa vez colocadas sob arranjos criados pelo DJ, produtor e pesquisador de ritmos regionais ProEfx. O show será apresentado em formato trio, voz, dj e guitarra.

17h30 – Quinteto Bailique, formado pelos músicos Rafael Guerreiro (guitarra), Rafael Azevedo (contrabaixo), Emmanuel Penna (bateria), Marcelo Cardoso (saxofone), Edivaldo Santos (trompete).

ISHTAR – ESPAÇO PARA GESTANTES – Rua Ferreira Cantão, 61. Horário: 9h às 11h.

Roda de conversa “O que é a humanização do parto e nascimento?” – 5º Encontro do Ishtar no Circular. Entrada gratuita.

KAMARA KÓ GALERIA – Trav. Frutuoso Guimarães, 611, entre Riachuelo e General Gurjão. Horário: 10h às 18h.

Coletivo de Dezembro – Feira de Arte pensada para celebrar o encontro da produção dos artistas que compõe o elenco da galeria e aproximar suas obras do público.

Obras de Miguel Chikaoka, Flávya Mutran, Alexandre Sequeira, Ionaldo Rodrigues, Anita Lima , Alberto Bitar , Guido Elias, Pedro Cunha, Danielle Fonseca, Lucas Negrão, Paulo Meira, Martin Perez, Armando Queiroz , Debora Flor  e Walda Marques.

PARADA SAUDÁVEL – Trav. Frutuoso Guimarães, 610, entre Riachuelo e General Gurjão.  Horário: 9h às 17h.

Comidas saudáveis e sucos naturais no bairro da Campina.

RESTAURANTE DONA JOANA – Trav. Campos Sales, 482, entre Aristides Lobo e Ó de Almeida. Horário: 11h às 18h. Com almoço e café da tarde.

BAIRRO DA CIDADE VELHA

ATELIÊ JUPATI – Trav. Gurupá, 250, entre Dr. Rodrigues dos Santos e Cametá́. Horário: 9h às19h.

9h à 18:30h – Feirinha Jupati com artesanatos produzidos de materiais como fotografias, artesanato em feltro, revistas em quadrinhos e plantas ornamentais.

Exposição Fotográfica “MARUJADA DE DOIS SANTOS”, da Fotógrafa Ursula Bahia

10 à 11h – Aula de Yoga GRATUITA com a prof. Tunga Vindya.

12 à 13h – Apresentação Musical e Performática com a Drag Queen MiaJudah.

14 à 15h – Show com Bruno Barros

16 à 17h – Show Astronauta” com Andrews Nycollas.

17h30 às 18h30h – Paredes Libertas com Show Acústico Duo

Parceiros – Artes & Artesanatos

  • Andrews Nycollas
  • Bruno Barros
  • HQs do Lucas
  • Mia Judah
  • A Martefeltro
  • Masterphotos
  • Paredes Libertas
  • Verdes’Lu

BAR DO RUBÃO – Trav. Gurupá, 312, entre Cametá e Dr. Malcher.

Horário: A partir do meio dia

Cardápio: camusquim, peixe frito, tira-gostos e os pratos apetitosos que tornaram o bar uma das referências para se comer bem na região.

BAR NOSSO RECANTO – Praça do Carmo – R. Siqueira Mendes, 24, em frente à

Praça do Carmo. Horário: 11h às 18h.

BRECHÓ CIDADE VELHA – Dr. Malcher, 153, entre Rua Joaquim Távora e Rua Félix Roque.  Horário: 8h às 14h.

Exposição, venda de roupas masculinas, femininas e infantis + livros + bijuterias + tecidos + utensílios domésticos; cama em mogno, grades, etc. O espaço também faz o aluguel de peças.

Horário: das 9h -14h

Quitanda do Brechó

Horário: a partir das 9h

Tabuleiro Conservas Caseiras

Almoço vegetariano no Casarão antigo – Reservas antecipadas pelo (91) 81189290.

Horário: entre 11h – 14h

Entradas: Torta de queijo gorgonzola ou Salada colorida ou Rolinho primavera (escolher uma)

Opção 1 – Entrada + Maniçoba vegetariana + sobremesa;

Opção 2 – Entrada + Talharim com molho de tomate seco caseiro + sobremesa

Opção 3 – Entrada + Vatapá de palmito + sobremesa

Bebidas: Água, Suco de Frutas e Refrigerante

BIKE TOUR ROTEIROS – Passeio por galerias, museus e espaços culturais.

Saída: 9h (Forte do Presépio)

CENTRO CULTURAL DO CARMO – Praça do Carmo, 48. Horário:9h às 17h30

9h – Vivência “Ciranda das Deusas: reconexão ao Feminino Sagrado e Selvagem”. Com Mayra Faro: mestra em Ciências da Religião, especialista em Psicologia Junguiana, professora, focalizadora de Danças Circulares Sagradas e Guardiã da Espiritualidade da Deusa-Terra. Valor: R$30,00. Classificação Indicativa: 12 anos.

11h –  Roda de Conversa “Comunicação Empreendedora: quando e quais mídias acionar para o seu projeto ou negócio”. Com a jornalista Dani Franco. Valor: Pague Quanto Quiser. Classificação indicativa: 12 anos.

12h30 – Apresentação musical: Quinteto Caxangá. O grupo apresenta um repertório de música instrumental, com um misto de ritmos brasileiros, nas composições de Luiz Gonzaga, Pixinguinha, Sivuca, Hermeto Pascoal, K-Chimbinho, Waldir Azevedo, Dominguinhos Valor: Pague Quanto Quiser. Classificação indicativa: Livre

14h – Roda de Conversa “A importância do feminismo nas transformações sociais”. Com Gláfira (Cantora e Compositora)  e Domingas Martins (Fundadora do Grupo de Mulheres do Brasil). A mediação é da jornalista Gil Sóter. Valor: Gratuito. Classificação indicativa: Livre

15h – Workshop Introdução à Realidade Aumentada nas Artes Visuais. Com o artista multimídia Kambô. Valor: R$ 

20,00. Classificação indicativa: Livre.

16h – Roda de Conversa “Narrativas Amazônicas Contemporâneas”. Com Edir Proença (Escritor) e Salomão Laredo (Escritor). A mediação é do escritor e compositor Pedro Vianna. Valor: Pague Quanto Quiser. Classificação indicativa: Livre

17h30 – Apresentação musical: Show Coragem de Poeta com Arthur Nogueira.  Espetáculo de voz e violão onde o cantor foca no repertório autoral do artista sem deixar de homenagear outros compositores. Valor: Pague Quanto Quiser. Classificação indicativa: Livre

O dia todo: Exposição “Igarité” do artista multimídia Kambô. O diálogo entre pintura e animação através da tecnologia de realidade aumentada, como resultado de sua pesquisa e relação com a cultura dos povos tradicionais da Amazônia. Valor: Visitação gratuita com obras a venda. Classificação indicativa: Livre

Feirinha de Empreendedorismo Criativo Feminino – 10 expositoras levando para o público uma variedade de produtos de moda, joias, adereços, arte e artesanato. Valor: Visitação gratuita com produtos a venda. Classificação indicativa: Livre

Cardápio Culinária Amazônica, desenvolvido especialmente para o dia com pratos, petiscos, lanches e bebidas variadas. Valor: Preço dos produtos no local. Classificação indicativa: Livre (Proibida a venda de bebidas alcoólicas para menores).

COLETIVO APARELHO – Ocupação artística do Mercado do Porto do Sal – Rua São Boaventura. Horário: 10h às 16h.

10h – Robótica no Mercado do Porto do Sal.

11h30 – Lanche Colaborativo.

12h – O Mercado do Choro.

14h – Pra Dançar, com DJ Leno.

15h – Performance Artística com XURYU.

16h – Pandeiro Livre, com Douglas Dias e Parceir@s.

Durante toda a Programação:

Loja Aparelho

Berimbau de Boca

Bazar

Set Livre como DJ Leno

ESPAÇO GASTRONÔMICO – PIMENTA NA CUIA – Rua Rodrigues dos Santos, 186, entre Gurupá e Capitão Pedro Albuquerque. Horário: partir das 11h com culinária tipicamente paraense.

Na Cuia estará aberto a partir das 13h com culinária tipicamente paraense: Maniçoba especial, Vatapá, Caruru e Tacacá. E não deixe de experimentar outras delícias dessa cozinha, como o Carré ao Molho de Ervas e a Panqueca de Jambu e Lasanha de Tucupi.

Programação

  • Noite de Autógrafo do novo livro Poezia Graal, de Dand M.
  • Exposição da artista plástica Carla Duncan

ESPAÇO VEM – Trav. Capitão Pedro Albuquerque, entre Rodrigues dos Santos e Ângelo Custódio. 10h – 19h.

10h – 19h

Black Friday Autoral – Loja autoral com mais de 15 marcas da cidade e de outros estados estará abertura durante todo evento, com até 40% de desconto na nossa Black Autoral. Roupa, acessórios, calcados, Homedecor e paisagismo são alguns dos segmentos que você encontrará na casa.

Programação Musical Pocket

Show – Projeto Pegando à Beira – 18:00h

Projeto autoral idealizado pelo músico Lelo Carvalho, há mais de dez anos. No repertório há temas de Guitarrada, Carimbó, Lambada e Baião, além de experimentações de Rock com Cumbia.

Gastronomia – Festival Carimbó das 10h – 19h

O novo Espaço VEM agora conta com um Café diário, comandado pela Ana Gonçalves e Ully Santalices. Festival Carimbó é uma homenagem a culinária paraense, com cardápio especial para o Circular.

Almoço:

  • Arroz com galinha paraense – $15
  • Quiche de camarão e Jambú de camarão – $15
  • Vatapá – $15
  • Risoto de Maniçoba – $15
  • Brigadeiro de açaí – $3
  • Surpresa de cupuaçu – $10
  • Mousse de açaí  – R$10

Lanche:

  • Café expresso $5
  • Cappuccino $8
  • Suco $6
  • Salgados R$7,00
  • Cerveja $5
  • Refrigerante $5
  • Água $3

GRUPO DE DESENHO URBANO/USKBELÉM – 10h ÀS 12h – Local: Forte do Castelo

O grupo de Desenho Urbano UskBelém ( Urban Sketchers Belém) terá seção de desenho, sempre aberta a participação de todos (desenhistas experientes ou não), neste domingo 01/12/19, dentro da programação da 29a edição do Projeto CIRCULAR, às 10h, debaixo da sombra das árvores no portal do Forte do Castelo.

Traga papel, caneta/lápis e Prancheta! (Uma garrafinha d’água e protetor solar também sempre ajuda.

Grupo Facebook – Urban Sketchers Belém Instagram – @usk.belem

RESTAURANTE DON BARRIGA – Rua Triunvirato, 243, entre Monte Alegre e Breves. Horário: 11h às 17h.

  • Peixe da Comadre – Delicioso Filé de Peixe na Chapa, acompanhado de um saboroso Purê de Macaxeira com Tucupí e Jambú e um delicioso creme de Limão Siciliano, acompanha arroz e farofa. (NOVO)
  • Peixe Dona Selma – Delicioso Peixe ao Escabeche, carregado nos legumes e delicioso molho de tomate da casa, acompanhado de arroz e farofa. (NOVO)
  • Peixe do Chefe – Delicioso Peixe ao Creme do Caranguejo – Crocante peixe frito, coberto com delicioso creme de caranguejo, temperado com ervas amazônica, acompanhado de batata frita, feijão manteiguinha, arroz e farofa, serve até 2 pessoas.
  • Peixe Don Barriga – Crocante peixe frito, coberto com delicioso tucupi reduzido, jambu e camarão regional, todo temperado com ervas amazônica, acompanha arroz e farinha d’água ou farofa, serve até 2 pessoas.

Para os amantes de Carne:

  • Grelhadão Mixto: Suculentas fatias de Picanha, Frango, Porco e Calabresa grelhadas na brasa, acompanhados de arroz, farofa de ovo, salada de batata, salada de feijão manteiguinha com vinagrete e salada crua, serve até 4 pessoas.

Apresentação do DJ ED Duarte de 12h as 17h com os melhores flash, mid back e outros ritmos.

RESTAURANTE RETIRO DA SÉ – Rua Dr. Malcher, 21, entre Félix Roque e Pe. Champagnat. Horário: 11h às 15h30.

  • Buffet a quilo gourmet para almoço.

SEDE NAÚTICA DO CLUBE DO REMO –  Rua Siqueira Mendes, 252, esquina com a Praça Frei Caetano Brandão. Horário: 8h às 20h

Exposição fotográfica dos artistas: Milene Sousa (tema: Dia de Regata) Fábio Lima (tema: Fé do Torcedor)

Graffiti e Bate Papo – 10h Rodolfo Moura

Passeio de lancha – Das 10h às 17h R$ 5,00 até a Igreja do Carmo 5 vagas por viagem. Bate-papo sobre prevenção do HIV/AIDS – 16h ÀS 16h30 Com Amélia Garcia, do Comitê Arte pela Vida

Batalha de MC`s – 17h Músicos convidados (6 MC’s)

Pocket show – Música ao vivo Artista: Xico Doido 18h

Feijoada Tradicional da Náutica Produção: Dona Raimunda A partir das 12:00h

Expo Remo 115 Anos – História do Clube do Remo

Visita Guiada – Explicação e Informações históricas sobre a Sede Náutica.

Oficina de remo – 8h às 11h Explicações e Introdução para a prática do esporte.

SISTEMA INTEGRADO DE MUSEUS

Forte do Presépio (09h às 17h)

Visitação do Museu: Fundado em 1616, narra a história da fundação de Belém e da colonização portuguesa na Amazônia, no século XVII a partir dos circuitos expositivos: “Sítio Histórico da Fundação de Belém”, composto pela própria edificação com seus vestígios arquitetônicos e artilharia militar; e o “Museu do Encontro”, que versa sobre o processo de colonização portuguesa na Amazônia. O acervo reúne artefatos líticos e cerâmicos pré-históricos além da cultura material proveniente das escavações no próprio sítio histórico e seu entorno, bem como artefatos e iconografia de grupos indígenas contemporâneos.

Museu de Arte Sacra (09h ás 17h)

Visitação do Museu: Composto pela igreja de Santo Alexandre e antigo Palácio Episcopal. Reúne acervo de mais de 400 peças datadas dos séculos XVIII e XIX que incluem pinturas, imaginarias e objetos sacros.

Exposições na Galeria Fidanza:

“A pele que habito”: Coletiva dos fotógrafos Otavio Henriques e Claudio Ferreira, responsáveis pelos registros das edições, oficinas e outras atividades ligadas ao projeto Circular. Além da fotografa Úrsula Bahia, convidada para realizar a pesquisa fotográfica para o mapa afetivo da cidade velha desenvolvido pelo projeto + exibição do documentário Experiência Circular – Encontros e Afeto no Centro Histórico de Belém” (Projeto Circular/26 min. Dir. Mário Costa).

Coleção de Muiraquitã: Formada por artefatos que, por estarem associados ao modo de vida dos antigos habitantes da Amazônia, possui importância histórica e arqueológica e composta por objetos polidos e lascados de diversas matérias primas como: pontas projétil, batedores, machados de pedra e muiraquitãs.

Espaço Cultural Casa das Onze Janelas (09h às 17h)

– Visitação do Museu: Abrigada em um prédio construído no século XVIII, o qual foi originalmente residência. Posteriormente, foi adaptada para instalação do Hospital Real Militar. Após a desativação do hospital, o espaço manteve funções militares. Foi restaurado e adaptado ao uso museológico. Seu acervo é formado por várias coleções de arte moderna, contemporânea e fotografia, que apresentam obras de artistas locais e nacionais.

Exposições:

“Percursos na Arte Brasileira” – Sala Ruy Meira

Com curadoria do SIM/SECULT, a mostra apresenta um panorama da trajetória das artes brasileiras, desde as primeiras décadas do século XX até os dias de hoje, na qual os artistas da geração moderna dialogam com a produção artística contemporânea paraense.

“Dilemas 2019” – Sala Valdir Sarubbi

Com curadoria de John Fletcher, a exposição ressaltar o potencial crítico da arte sobre a realidade atual, a partir de dilemas pessoais e coletivos, de modo a criar um roteiro capaz de nos fazer agir sobre este período de grande crise que vivemos hoje.

“Encontro das Águas – Luiz Braga e Miguel Chikaoka” – Sala Gratuliano Bibas:

Com curadoria do Sistema Integrado de Museus e Memoriais e texto de João de Jesus Paes Loureiro, esta mostra artística traz trabalhos autorais de dois grandes representantes da fotografia paraense. Apresentando um olhar sobre a Amazônia através do encontro visual e documental destes fotógrafos.

“Indizível” – Sala Laboratório das Artes:

Com curadoria de Nando Lima, a mostra traz uma vídeo-instalação que propõe ao visitante uma experiência imersiva no universo simbólico de Andara, a Amazônia distópica criada pelo escritor paraense Vicente Franz Cecim. A vídeo-instalação homenageia e celebra o trabalho deste escritor que também tem produções com poética audiovisual.

Museu do Estado do Pará (09h às 17h)

Palácio em estilo Neoclássico erguido no século XVIII, construído segundo as plantas do arquiteto Antonio Landi, possui um diversificado acervo composto de telas, mobiliário, acessórios de interiores, fotografias entre outros bens que incluem o próprio edifício, testemunhos de diferentes contextos da história do Pará.

Visitação as salas: Manoel Pastana e Antônio Parreiras – Exposição da 38º edição do Salão Arte Pará, com a exposição “Deslendário Amazônico”, de curadoria de Orlando Maneschy e curadoria adjunta de Keyla Sobral. A mostra celebra o pensamento do poeta João de Jesus Paes Loureiro em seus 80 anos.

Museu do Círio (09h às 17h)

– Visitação do Museu: Reúne no acervo peças de coleções que retratam o Círio de Nazaré com ênfase nas manifestações culturais no Círio, abordando aspectos Religiosos e profanos no contexto do patrimônio imaterial. O acervo conta com peças que incluem arte sacra do século XIX e peças em miriti e ex-votos.

Museu da Imagem e do Som (09h ás 13h)

– Visitação ao Museu: Sala Guarani, exposição de equipamentos audiovisuais antigos do acervo do MIS e exibição de Cine Jornais das décadas de 50 e 60 de Milton Mendonça e Libero Luxardo com sessões ás 10h e 11h30. Acesso pela Casa Feliz Lusitânia na Padre Champagnat.

Corveta Museu Solimões (09h às 13h)

– Visitação do Museu: A Corveta Solimões, construída por um estaleiro holandês em 1954, foi entregue à Marinha Brasileira em 1955. Esteve subordinada ao Comando do 4º Distrito Naval até 2004. Neste mesmo ano, através de convenio Secretaria de Cultura/Marinha do Brasil, iniciou-se o processo de adaptação da Corveta em navio-museu. O circuito expositivo rememora a trajetória da própria embarcação nas águas brasileiras e o cotidiano de sua tripulação.

BAIRRO DO REDUTO

CASA DO FAUNO – Rua Aristides Lobo, 1061, entre Benjamim e Rui Barbosa. Horário:  8h às 20h.

08h30: Café da manhã

Cafés e comidinhas (pão caseiro, tapioca, bolos)

Exposição Urbanidade Tóxica

(Venda de réplicas das obras)

Artista: Nelson Carvalho

O artista usa  técnica bico de pena com naquim, desenho sob papel que tem como tema a cidade e aquilo que é resultado de uma apropriação do espaço urbano. Segundo Nelson, há uma distopia real no cenário urbano e ele reune essas distopias em desenhos que compõem sua mais nova exposição.

12h00: Almoço Musical

Show: Samba no Circular

Rosa Cor e Quiure Soares

Couvert: 10,00

HOTEL LE MASSILIA – Rua General Henrique Gurjão, 236, entre Benjamin Constant e Piedade. Horário: 6h30 às 16h

6h30 – Café da manhã

8h – Apresentação do Sustainable Project pelos alunos do @lifeandjob

8h às 18h – Feira Autoral Multifatorial Antonieta

10h – Workshop Horta Doméstica – Terra de Anain

11h – Brunch

11h – Roda de Conversa com Bruno Moraes da empresa OKA

A nova economia da Floresta – Oportunidades vinda da biodiversidade da Amazônia.

14h – Workshop Terrário – Terra de Anain

16h – Café da tarde

16h – Pocket Show Akisha

LAMBATERIA CASA DE DANÇA – Rua 28 de Setembro, n° 1155. Horário: 9h às 17h.

Ponto de arrecadação de alimentos não perecíveis, cestas básicas, roupas novas e usadas em bom estado e material de higiene pessoal que serão doados para as pessoas vivendo com HIV/Aids.

9h – Abertura da Casa com Feira de Instrumentos

10h às 12h –  Lambadeiros do Trovão – 20 vagas

  • Oficina básica de percussão baseada em células rítmicas de gêneros regionais ministrada pelo guitarrista e percussionista Félix Robatto. Idade mínima: 10 anos. Inscrições gratuitas no www.sympla.com.br.

14h – Apresentação do resultado da oficina Lambadeiros do Trovão

16h – Show Carimbó do Jonny

  • Quarteto formado por  músicos de diferentes gerações do Carimbó, como Mestre Cláudio, do grupo Raízes de Cafezal).

PEABIRU – PRODUTOS DA FLORESTA – Rua Ó de Almeida, 1083. Horário: 9h às 17h.

10h – Papo Papa Chibé! Cine + Debate + Farinha

14h –  Grupo de Carimbó Africanos de Icoaraci

A loja de produtos amazônicos do Instituto Peabiru segue aberta ao público das 9h às 17h

ROTEIRO GEO-TURÍSTICO – Ponto de Encontro – Prédio do Quartel da PM – Rua Gaspar Viana, 746, esquina a Assis de Vasconcelos. Horário: 8h30.

Percorrendo e revelando as paisagens do Reduto. O bairro industrial da Belém borracha.

Inscrições: https://forms.gle/UQRFoaA6n1xBEbQp6

Percurso: Prédio do Quartel da PM (Complexo Histórico Tiradentes); rua Gaspar Viana; Doca do Reduto, Vilas do Reduto; rua Municipalidade e seus novos Usos; a rua Rui Barbosa. Suas indústrias e casario o Centro de Memória da Amazônia; a rua O de Almeida; as ruas Benjamim Constant, visita a Casa do Fauno na rua Aristides Lobo; Fábrica Phebo; O casario da rua Quintino Bocaiuva; A rua 28 de setembro. Formas herdadas e novos usos; a Doca de Souza Franco. Formas desaparecidas e as formas recentes.

Observações

  • Ir com tênis, boné, protetor solar e roupas leves;
  • O roteiro é a pé pelas ruas, não entra nos prédios e termina por volta do meio-dia.
  • O roteiro será realizado mesmo com chuva, recomenda-se levar guarda-chuva e capa de chuva.

Informações: roteirosgeoturisticos@gmail.com

BAIRRO CAMPINA/BATISTA CAMPOS

CASARÃO DO BONECO – Av. 16 de Novembro – 815 (entre Veiga Cabral e Praça Amazonas).

16h – Leonel Ferreira – O Menino do Rio Doce (contação de história)

16h30- Marcelo Nazeano – Piraíba (contação de história)

17h30 –  In Bust Teatro com Bonecos – Curupira (espetáculo)

Comidinhas + Lojinha Dell’Art

STUDIOFDEZBELÉM – Rua Arcipreste Manoel Teodoro, 616. Horário: 9h às 14h.

Abertura: 9h00

Oficina Manual sem Manual – das 9h00 as 13h00 – oficina de fotografia digital onde são ministrados os princípios básicos para quem que sair do modo automático de sua câmera digital. São abordados o funcionamento das câmeras digitais, configurações de abertura, ISO e velocidade e ao final são feitos exercícios de light paiting. Valores: R$ 20,00 para pgto até 30/11/19 e R$ 25,00 para pgto no dia do evento.

Oficina O Instante Decisivo na Dança – das 9h00 as 13h00 – oficina de fotografia digital onde são ministrados princípios ligados ao instante decisivo na dança. Para isso contaremos com uma bailarina (modelo) que fará uma performance especial para os alunos na oficina. Ao final serão feitas edições e tratamentos dos registros produzidos. Valores: R$ 30,00 para pagamento até 30/11/19 e R$ 40,00 para pagamento no dia do evento.

Em algum lugar do passado – das 9h00 às 13h00 – Fotografia em estúdio fotográfico com cenário e roupas de época. O registros serão disponibilizados em arquivo digital. Valores: R$ 30,00 por foto digital.

Exposição “O Preto no Branco” – das 9h00 às 14h00: exposição fotográfica que contempla paisagens e retratos de regiões do Estado do Pará, em especial da Ilha do Marajó.

Encerramento: 14h00.

BAIRRO DO REDUTO/NAZARÉ

ELF GALERIA – Passagem Bolonha, 60.  Horário: 10h às 17h.

Mostra “Tecidos de Certeza”, individual da Elisa Arruda, em que a artista protagoniza imagens em diversas linguagens, que emergem do desenho para a gravura, performance e experimentos em objetos. A mostra tem curadoria da Vania Leal e permanece em exibição na galeria até janeiro de 2020.