Pesquisar
Close this search box.

O Circular

O Projeto Circular Cidade Velha e Campina

O projeto Circular Campina Cidade Velha surge como um circuito cultural de revalorização da área histórica da capital paraense, incentivando a melhor apropriação e utilização das estruturas e edificações existentes localizadas nos bairros Campina e Cidade Velha, dois marcos inaugurais da cidade de Belém.

Em dezembro de 2013, o Circular realizou a sua primeira edição, contando com a participação de seis espaços parceiros, todos ligados às artes visuais. Hoje, tornou-se uma a rede que soma mais de 40 iniciativas de diversas naturezas e linguagens artísticas e da economia criativa, incluindo museus, galerias, pequenas lojas de arte, gastronomia, hospedagem e restaurantes, todos situados no centro histórico, uma área de patrimônio.

Em sua estrutura, o projeto possui uma Equipe Gestora, formada por uma Coordenação Geral, Coordenação e Produção Executiva, que organiza anualmente cinco edições do circuito cultural, uma edição do Fórum Circular – Patrimônio, Sustentabilidade e Cidadania, um ciclo de ações educativas, além de publicar a Revista Circular Digital. O Circular também conta com um Conselho Consultivo formado por representantes da sociedade civil, instituições públicas e poder público.

Desde 2020, todas as ações do Circular Campina Cidade Velha estão sendo realizadas de forma digital. Em 2021, algumas ações tendem a ocorrer de forma híbrida conforme nos permitir o cenário da pandemia e as orientações do governo.

O que é o Projeto Circular

É uma rede de parceiros atuantes nas áreas de arte e cultura dentro do Centro Histórico de Belém e em seu entorno imediato. Com origem na sociedade civil, o Projeto Circular Campina Cidade Velha foi criado em 2013, por iniciativa de um pequeno grupo de agentes culturais independentes ali instalados, com o objetivo de resgatar as relações de vizinhança desse Centro Histórico impactado por problemas de violência e ausência das políticas públicas. Atualmente, somos mais de 40 espaços, projetos e ações socioculturais em atuação nesse território.

Quais são os nossos princípios

  • Potencializar relações de identidade sociocultural entre seus moradores, com a cidade e seus visitantes;

  • Contribuir para um ambiente favorável à sustentabilidade do Centro Histórico e de seu Patrimônio material e imaterial;

  • Estimular atividades culturais e de economia criativa de baixo impacto;

  • Desaconselhar iniciativas que se contraponham ao caráter intimista que esses bairros precisam conservar;

  • Trabalhar em Rede Cultural para fortalecer a cidadania e a interlocução com as gestões públicas da área da Cultura e do Patrimônio;

  • Estimular práticas de boa convivência e relacionamento com vizinhanças de todos os parceiros da Rede;

  • Respeitar e zelar pela legislação de códigos de postura municipal e a legislações que normatizam sua condição de Centro Histórico Tombado com Patrimônio Urbanístico e Arquitetônico Federal;

  • Provocar aproximações entre comunidade, academia e poder púbico visando parcerias e desenvolvimento de políticas públicas relacionadas ao CHB;

  • Proteger e valorizar memórias materiais e imateriais dos bairros e seus moradores;

  • Somar nosso carinho e cuidado a uma área importante da cidade que guarda memórias que, entendemos, devem ser preservadas e mantidas vivas na linha do tempo, pois são importantes não só para Belém mas para o mundo.

Quem somos

Adelaide Oliveira

Jornalista formada pela Universidade Federal do Pará desde 1998, MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas/Ideal, Mestre em Arte pela Faculdade de Artes Visuais –  PPGARTE / Universidade Federal do Pará (2010).

Luciana Medeiros

Coordenadora de Comunicação do projeto Circular | Editora da Revista Circular Digital. Bacharel em Comunicação Social (UFPA), MBA em Comunicação e Marketing Digital. É produtora e jornalista cultural, editora do blog Holofote Virtual e diretora e documentarista da Central de Produção Cinema e Vídeo na Amazônia.

Fábio Azambuja

Produtor cultural do Projeto Circular Campina-Cidade Velha. Designer gráfico, social media e produtor cultural. Pós-graduação em Gestão e Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing – Porto Alegre/RS.

Luci Azevedo

Produtora executiva do Circular Campina Cidade Velha. Pedagoga formada pela Universidade da Amazônia, Unama, desde 2010. Produtora  e gestora cultural com trabalhos de coordenação de projetos na área do patrimônio e da música.

Makiko Akao

Idealizadora do Projeto Circular, é curadora e produtora independente. Trabalha com  seleção e edição de imagens,  projetos de exposição e edição de livros de fotografias. Proprietária do espaço expositivo Kamara Kó Galeria de Fotografia.

 

Assine nossa news e receba todas as novidades sobre o Projeto Circular