Pesquisar
Close this search box.

45o Circular com novidades e clima junino

A 45ª edição do Circular Campina Cidade Velha chega neste domingo, 4 de junho, com espaços novos e programações que celebram a chegada do mês de junho. São mais de 40 espaços, que estarão abertos, das 8h às 20h, nos bairros da Cidade Velha, Campina e Reduto. A realização é do projeto Circular, com patrocínio do Banco da Amazônia, Governo Federal e apoio da FUMBEL e SECULT-PA.

Para quem curte os passeios a pé pelo centro histórico, há duas opções. Desde sempre o Circular inclui opções para o público infantil, mas desde o passado que o Circular vem apostando na educação patrimonial para crianças, em sua ação carinhosamente batizada de Circuitinho e que neste domingo, 4 de junho, ganha mais uma edição.

As crianças devem estar acompanhadas pelos responsáveis para conhecerem mais um pouco da nossa história, a partir de um percurso pelo entorno do Complexo Feliz Lusitânia. A concentração será às 8h30 no Forte do Presépio e saída será às 9h. A ação vai contar com intérprete de LIBRAS e com os artistas brincantes Cleber Cajun e Otânia Freire.

Também haverá o Roteiro Geo Turístico: O Arquiteto Antônio Landi e a Belém do Século XVIII: Percorrendo e Reconhecendo paisagens no Centro Histórico de Belém do Pará (Bairro da Cidade Velha), que também concentra às 8h30, sando da Casa das Onze Janelas.

E entre as novidades da circulação, estão novos parceiros. O Casarão 107, na Rua Ângelo Custódio, é um espaço colaborativo voltado para a cultura, música e apreciadores de pizza artesanal exclusivas da Casa Forno. Tem uma arquitetura e design do modernismo brasileiro e vai abrir no Circular com Bazar trazendo produtos locais e artesanais. Haverá apresentações musicais pela parte da tarde, com Raidol e Marcel Barreto (16h), Marapuama e Reiner (18h) e Pio Lobato (19h).

Corredor cultural, veganismo e arte

O Corredor Guaymiaba, na Cidade Velha, é uma iniciativa dos moradores da rua Rua Félix Rocque (entre Dr. Assis e Dr. Malcher), que resolveram se inserir como parceiros da rede Circular e realizar, neste domingo, das 9h às 13h, um corredor cultural com brechó, contação de histórias, pula, pula e piscina de bolinha para as crianças, além de comidinhas e bebidinhas. Fiquem ligados que 9h, a DJ Karol Onça faz o som ambiente e, às 10h30, tem Contação de histórias para as crianças.

Outra surpresa aos amantes do veganismo é a entrada do Purão Vegano na rede Circular. O espaço é novo no circuito e vai abrir neste domingo, 4, com uma variedade deliciosa de salgados e doces veganos, acompanhados de sucos naturais e chá. Fica no bairro da Campina, bem em frente ao BUraco da Palmeira. E na programação, às 9h30, tem Contação de histórias, com Ester Sá, que versa sobre “A Árvore de Tomorumu”, mito dos indígenas Uapixana, que fala sobre unidade, erro e regeneração. Também tem oficina de cosméticos veganos, com Andrea Mendes, às 10h30. A partir das 11h30, é servido um rico buffet 100% vegano.

O Espaço Cultural Banco da Amazônia está de volta às nossas edições. Neste domingo haverá lançamento do catálogo da exposição “Natureza, Arte e Sustentabilidade”, de Francelino Mesquita, com curadoria de Alexandre Sequeira. Das 10h às 11h o público participa da roda de conversa com o artista e com a designer Laís Cabral. A mediação será Sombra Ribeiro, produtor da mostra. Haverá tradução em LIBRAS. No calçadão, na Presidente Vargas, com a Carlos Gomes, haverá música ao vivo, a partir das 11h.

E nesta edição segue também a ação da Moeda Verde Circular, em parceria com o Instituto Alachaster. Dentro de uma campanha de sustentabilidade e ambiental. As pessoas podem levar seu material reutilizável no Ecoponto instalado no estacionamento do Porto Futuro, e trocar por moedas digitais que poderão ser trocadas por produtos nos espaços Atelier Jupati, Espaço Cultural Valmir Bispo, Espaço Amazônia Artesanal e lojas da Vila Prana.

Curtiu? Estas são apenas algumas das dicas para você experimentar neste domingo, 4 de junho. Acompanhem nossas redes sociais e confiram a programação completa, por bairros.

Confira mais sobre a programação:
@circularcampinacidadevelha
Instagram e Facebook.

Atualizado: 2 de jun.

3fbbcb_87cf516e26f441d8b9e81816be51f60d~mv2

Circular realiza edição para ficar em casa

4 anos atrás

IMG_4570

Circular realiza edição extra com o MICBR 2023

5 meses atrás

3fbbcb_bb81739fc12246bcbb37a88f4ba4c7ed~mv2

Mostra Mapa do Afeto inicia com palestra virtual

3 anos atrás

3fbbcb_5f8475eb5b2447e5b9872395c0cf37bd~mv2

Carta do 2º Fórum on line para assinaturas

4 anos atrás

3fbbcb_e244bdfb7b874621a0b5bff35a6d2b6e~mv2

Conteúdos digitais na primeira edição on-line

4 anos atrás

4edded_056a55a5efe848e3a663ac98b81d136e~mv2

Três bairros para circular neste domingo

11 meses atrás

Assine nossa news e receba todas as novidades sobre o Projeto Circular