top of page
  • Circular Campina Cidade Velha

Circuitos culturais e patrimoniais na 43ª edição

Educação patrimonial e ambiental, além opções culturais, gastronômicas! São vários os

roteiros possíveis a se fazer neste primeiro domingo, 4 de dezembro, das 8h às 20h, pelos

bairros da Cidade Velha, Campina e Reduto.



No último Circular Campina Cidade Velha de 2022, contamos com 26 espaços e muitas novidades. O Espaço Cultural do Banco da Amazônia está de volta à edição e também abre as portas para a realização da oficina "Elétricos – Instrumentos Sonoros”, no horário de 09h às 11h, ministrada Rafael Naufel, cuja exposição "Esculturas Sonoras" foi selecionada no Edital de Pautas do Espaço Cultural.


Todo material é fornecido pela oficina e as inscrições podem ser feitas de forma gratuita pelo site https://ninhocultural.com.br/esculturassonoras. Além da exposição e da oficina, o Banco da Amazônia também receberá no calçadão, em frente a instituição, na Av. Pres. Vargas, o show do TRIPA – o Trio Paraense, formado pelos músicos Luiz Pardal (violino), Paulinho Assunção (percussão) e Jacinto Kahwage (teclados), a partir das 11h30.





O projeto também volta a investir, na conscientização do destino e monetização do lixo, mas desta vez, além do Ecoponto da Praça do Carmo, na Cidade Velha, haverá um outro instalado no bairro da Campina, próximo ao Banco da Amazônia, na Av. Presidente Vargas, apto a receber materiais reutilizáveis, trocando-os pela Moeda Verde Circular digital, que já pode ser utilizada em vários espaços da circulação (Amazônia Artesanal, Confraria do Fraga, Espaço Valmir Bispo, Prana Tropical, Hortinha do Reduto e Casa do Fauno).


Na Praça do Carmo, na Cidade Velha, além do Ecoponto, que receberá materiais recicláveis, também haverá show na Praça do Carmo, às 18h, com Alan Carvalho e Ronaldo Silva. NO repertório o melhor do cancioneiro desses dois músicos compositores. A edição tem patrocínio do Banco da Amazônia e apoio da rede parceira, do Instituto Alachaster, Máxima Segurança e Central de Produção Cinema e Vídeo na Amazônia.


Um roteiro para crianças e outro para adultos

Na Cidade Velha, entre outras programações, será realizado o “Circuitinho Circular - Pequenos passos: A Rua é a história”, para crianças de 5 a 10 anos. Iniciativa inédita de educação patrimonial, a ideia é promover a percepção e reflexão das crianças quanto à importância de preservar e valorizar os bens históricos, memória e as manifestações culturais que nos cercam por meio de uma caminhada. Concentração às 9h, na Praça Frei Caetano Brandão.


A saída será às 9h30, pela rua Siqueira Mendes, até o Fórum Landi, onde haverá novas atividades com as crianças. A ação contará com intérprete de LIBRAS. É necessária a inscrição, com envio do nome das crianças, idade e autorização dos pais para a captação de imagens, para o e-mail: circularcampina01@gmail.com.


Outro circuito imperdível, desta vez para os mais velhos, é o roteiro "Percorrendo e Revelando Paisagens do Reduto''. O Bairro Industrial da Belém da Borracha"” que será realizado pelo GGEOTUR - Grupo de Pesquisa de Geografia do Turismo da Faculdade de Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFPA. A saída será às 8h30, do Prédio do Complexo Histórico Tiradentes (Assis de Vasconcelos com Gaspar Viana).

O percurso vai abordar as formas herdadas e novos usos, além das formas desaparecidas e as formas recentes, passando pela pelas ruas: Gaspar Viana; Doca do Reduto, Vilas do Reduto; Municipalidade; Rui Barbosa, Ó de Almeida, Benjamim Constant, passando por uma visita à Casa do Fauno, na rua Aristides Lobo; Fábrica Phebo, Tv Quintino Bocaiúva; Rua 28 de setembro e Doca de Souza Franco.


Espaços que participam desta edição:

Amazônia Artesanal, Antonieta Hostel, Café e Bistrô, Assembléia Paraense (sede social), Associação Fotoativa, Ateliê Jupati e Espaço Cultural Valmir Bispo Santos, Bar Nosso Recanto, Boteco Campos Sales, Cas'Amazonia Brasil, Casa do Fauno, Casa Soma Cultural, Casarão do Boneco, Centro Cultural da Justiça Eleitoral do Pará - CCJE, Coletivo Aparelho (Mercado do Porto do Sal), Confraria do Fraga, Espaço Cultural Banco da Amazônia, Espaço Cultural e Gastronômico Pimenta na Cuia, Espaço Vem, Kamara Ko, Rebujo, Restaurante Dona Joana, Restaurante do Rubão, Sebo da Frida, Solar Barão do Guajará, Studio BOHHO e Vila Prana.


Veja a programação completa: aqui


193 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page