• Luciana Medeiros

Lacore/UFPA debate patrimônio em webinar

Atualizado: 7 de jun. de 2021

Neste momento, as aulas estão suspensas, seguindo as diretrizes institucionais. Enquanto isso, a equipe do Lacore participa do I Ciclo de WEBINARS da ANTECIPA



Construído em 1640, o prédio do Convento dos Mercedários é atualmente um campus da Universidade Federal do Pará, coordenado pelo Laboratório de Conservação, Restauro e Reabilitação (LACORE/UFPA) e onde funciona, atualmente, o curso de graduação multidisciplinar em Conservação e Restauro e em 2019 e o programa de pós graduação na área de patrimônio


“Tem uma boa participação de alunos. Estamos no terceiro Webinar nesta semana e será sobre azulejo com o investigador do LNEC/Lisboa, João Mimoso. Ainda não sabemos como ficará o calendário, isso deverá ser avaliado pela administração superior da universidade”

O projeto pedagógico conta com laboratórios especializados, intensa atividade de campo, abrangendo todo o centro histórico de Belém, mas neste momento, as aulas estão suspensas, seguindo as diretrizes institucionais. Enquanto isso, a equipe do Lacore participa do I Ciclo de WEBINARS da ANTECIPA – Associação Nacional de Pesquisa em Tecnologia e Ciência do Patrimônio e LACICOR/ UFMG, como atividades extra.


“Tem uma boa participação de alunos. Estamos no terceiro Webinar nesta semana e será sobre azulejo com o investigador do LNEC/Lisboa, João Mimoso. Ainda não sabemos como ficará o calendário, isso deverá ser avaliado pela administração superior da universidade”, diz Thais Sanjad, uma das coordenadoras do Lacore.


O próximo Webinar será sobre “Azulejos Portugueses: Processos de Deterioração”, nesta quinta-feira, dia 7 de maio de 2020, de 09h30 – 11h00 (hora de Brasília). As inscrições estão abertas até as 08h30 desta quinta-feira, 7, pelo site da ANTECIPA.


A equipe de coordenação do Lacore/UFPA também está trabalhando no projeto de restauro do prédio, planejado para ser feito depois da implantação da parte acadêmica e institucional, uma vez que o prédio estava em boas condições e para que pudesse ser utilizado foram feitos pequenos reparos e ajustes também na parte elétrica.


O edifício histórico é integrado ao Conjunto Arquitetônico dos Mercedários, situado no Largo das Mercês, tem uma história intensa, com direito a cenário da Cabanagem e um incêndio, já nos anos 1980. Antes de ser ocupado pela UFPA, abrigava setores da Receita Federal e Alfândega, por isso ficou muitos anos conhecido como Prédio da Alfândega.

Após a mudança do Lacore do campus do Guamá para a nova morada, em 2017, os portões do prédio só foram reabrir ao público, em setembro de 2018, para a realização do 1º Fórum Circular Patrimônio, Sustentabilidade e Cidadania, fortalecendo os laços de parceria entre o projeto e a UFPA.


Foto/Mercedários: Cláudio Ferreira.


INSCRIÇÕES PARA O WEBINAR

http://even3.com.br/webinarantecipa

http://even3.com.br/webinarantecipa

http://even3.com.br/webinarantecipa

#predioshistoricos #mercedarios #cidadevelha #sercircular #belem #ficaemcasa

8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo