• Redação Circular

Circular realiza sua 39ª edição

Este domingo, 3 de abril, promete. O centro histórico de Belém vai estar agitado, com diversas programações, em mais de 30 espaços abertos à visitação. São galerias, museus, casarões culturais, restaurantes, hostels e muitos outros empreendimentos criativos das diversas áreas da cultura, com programações que vão das 8h às 20h, nos bairros da Campina, Cidade Velha e Reduto.


Roteiro Geoturistico no veropa, 2018.


A primeira edição deste ano chega 100% presencial. Fiquem atentos, pois os dois novos endereços estarão no circuito a partir desse domingo de abril

"Teremos um dia vibrante, com novos parceiros e outros que já estão circulando há 9 anos. A cada nova edição a gente se fortalece de novo e, consequentemente, valoriza o centro histórico da cidade", diz Adelaide Oliveria, atual coordenadora do projeto. Para conferir tudo que vai rolar em cada espaço, acesse a programação completa na aba de programação neste site. Baixe também o App Coletivo Circular, disponível para os sistemas Android e iOS. Você vai conferir roteiros incríveis. Para acompanhar a circulação de domingo, siga também as nossas redes sociais, no Facebook, Instagram e Twitter.



Atravessando a pandemia com novidades


Roteiro Geoturistico no Ver-o-Peso.


Desde que iniciou a pandemia, não era realizada uma edição tão robusta. Em 2019, o projeto já contava com 44 espaços cadastrados com sede no centro histórico de Belém, além de seis projetos volantes. Em 2020, vários deles fecharam as portas ou encerraram as atividades e todas as edições do projeto foram digitais. Em 2021, ainda teve ação na virtualidade, mas em agosto, outubro e dezembro as edições foram híbridas e, aos poucos, os espaços foram (re)abrindo com ações presenciais.


E agora, a primeira edição deste ano chega 100% presencial. Fiquem atentos, pois os dois novos endereços estarão no circuito a partir desse domingo de abril, valendo em dobro ou triplo, pois a Casa Soma Cultural, na Cidade Velha, e a Vila Prana, no Reduto, reúnem vários parceiros e diversas iniciativas em seus ambientes.


A Vila Prana, por exemplo, ocupa um prédio de dois andares em área de interesse de preservação do patrimônio histórico, onde amigos se reuniram para trabalhar e morar, há cerca de dois anos. Uma década antes, o prédio foi reformado e era utilizado somente por estabelecimentos comerciais. Segundo Carol, moradora e empreendedora na Vila "aqui é um oásis particular onde buscamos por harmonia, empatia e lixo zero. E nos fortalecemos como unidade, através dos nossos negócios individuais". Confiram na programação, os detalhes de cada um dos ocupantes da Vila.


Já a Casa Soma surge do amor de duas amigas pelas artes, cultura regional e vontade de apoiar a cena independente de Belém. Inaugurada em janeiro de 2022, o espaço conta com salas para aluguéis mensais, sala de reuniões, área externa com piscina para eventos, estações de trabalho além de vários outros cantinhos aconchegantes para bater um papo despretensioso ou planejar eventos. A estreia de uma programação neste Circular Campina Cidade Velha, promete.


Outra boa notícia é a volta de vários espaços ao circuito, como a reabertura da Kamara Kó Galeria, fechada desde inicio de 2020, e o retorno do Coletivo Aparelho, no Mercado do Porto do Sal. O Roteiro Geo-Turístico que realizou inúmeras lives durante as edições digitais, também está de volta e realiza o seu percurso pelo Ver-o-Peso. Há outros, como por exemplo, o Centro Cultural de Justiça Eleitoral, Igapó Ladrilho, Xibé Cultural e o Comitê Arte Pela Vida, entre os que estavam um tanto sumidos do projeto. Confira a programação completinha nas redes sociais e site do projeto.


Rumo aos 10 anos de Circular

KAMARAKO, GALERIA. Foto: CláudioFerreira.


O Circular Campina Cidade ruma em direção aos seus 10 anos, tempo em que vem chamando atenção para a necessidade de cuidados e preservação do patrimônio cultural, histórico, arquitetônico, ambiental e humano nos bairros envolvidos e que deram origem à cidade, onde iluminação, limpeza, segurança continuam sendo as principais reivindicações dos moradores e trabalhadoras dessa área junto ao poder público.


A riqueza patrimonial e as diversas iniciativas culturais existentes nestes bairros chamaram atenção da produtora e galerista Makiko Akao que propôs, inicialmente, a realização de um circuito feito pelas galerias e ateliês sediados na Campina e Cidade Velha. E logo na primeira saída foi possível perceber que além desses espaços ligados diretamente às artes visuais, também havia outros espaços de arte e cultura, além de restaurantes e museus formando um conjunto de potencias para incentivar um turismo cultural e sustentável nestes bairros.


Os anos passaram e o Circular se tornou uma grande rede representativa da sociedade civil com ações sócio-culturais no centro histórico de Belém. Não à toa, em 2018, recebeu o Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade 2018, do IPHAN, na categoria Iniciativas de excelência no campo do Patrimônio Cultural Material. Desde que o projeto surgiu, já lançou dois documentários, 8 edições da Revista Circular Digital e três edições do Fórum Circular foram realizadas com debates sobre patrimônio.


No final do ano passado, o projeto também lançou uma versão atualizada do seu APP, que agora sugere uma série de roteiros pelos bairros da Cidade Velha, Campina e Reduto. Neste domingo, 3 de abril, em todos os espaços parceiros do Circular será obrigatório o uso de máscaras e apresentação da carteirinha de vacinação comprovando a aplicação de duas doses da vacina contra a Covid-19.


Baixe também o App Coletivo Circular, disponível para os sistemas Android e iOS. Você vai conferir roteiros incríveis. O Circular também tem uma revista digital, na plataforma Issuu. Você encontra tudo aqui no site. Navegue sem moderação.


Texto: Luciana Medeiros

Contato: circular.comunica@gmail.com


Serviço

39a Edição do Circular Campina Cidade Velha. Domingo, 3 de abril de 2022. Mais informações pelo site www.circular.org e redes sociais do projeto (FB, Intagram e Twitter). Outras informações: circularcampina01@gmail.com e circular.comunica@gmail.com .


1.234 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo